Hipermídia exemplificada

28 Ago


O que é Hipermídia?

Trabalho acadêmico para apresentar digitalmente o conceito de Hipermídia.
O grupo Idéia montou uma apresentação em flash com características da hipermídia, optamos por explicar o conceito com exemplos reais.
O trabalho está separado por itens:

Hibridismo: A hipermídia engloba diferentes tipos de linguagem. É uma forma combinatória de multimídia, onde textos, imagens e sons estão ligados entre si.

Ex.: http://www.musicovery.com

Site americano para ouvir músicas on-line gratuitamente. Basta fazer um registro, e pronto, você pode escolher o estilo musical (pop, rock, latina, eletro, metal, disco etc), tem opção de escolher até o ano das músicas ou optar por todos os anos.
Depois de feitas as escolhas o Musicovery abrirá inúmeras bolinhas na tela, cada uma representando uma música, com o nome do cantor e música descritos. As cores das bolinhas correspondem a cada estilo musical escolhido anteriormente.
Todas as músicas estão interligadas entre si, pois todas estão de acordo com as opções escolhidas.
O site é dinâmico e interessante, um ótimo meio de ouvir música pela Internet, exemplo de hipermídia, com o hibridismo destacando-se por se comunicar através de cores, sons e imagens!

Não-linearidade: O usuário não precisa seguir uma seqüência linear do conteúdo.

Ex.:  http://www.smart.com/uk

Site inglês para promover o carro Smart na Inglaterra. O site é todo em flash, onde o narrador fala em primeira pessoa. O site tem o intuito de mostrar os inúmeros features que o carro possui, porém não de forma linear, o internauta pode escolher para onde ir dentro do filme e narração. De acordo com o que escolher vai receber uma ou outra informação do carro. Navegação intuitiva e interativa.
Interatividade: O usuário participa ativamente na hipermídia.

Ex.: http://br.youtube.com/watch?v=zqaPFAZS1K8&feature=related

Nada melhor do que o videogame interativo para exemplificar interatividade. O Nintendo Wii ficou conhecido por conquistar uma gama de fãs que anteriormente não gostam de jogar videogames, o famoso game casual. O videogame é interativo, e isso estimulou além dos fanáticos por games, outro tipo de público.
Com esse vídeo podemos perceber que o jogo tem um apelo para a família, interagindo os jogadores entre si e com o jogo.

Navegabilidade: O usuário deve ter liberdade para ir onde quiser.

Ex.: Livro Série “E agora você decide”

Esse é uma série de livros americanos, escrita em 1982, livros de suspense e de terror para crianças.
Aqui no Brasil, seis livros da série foram lançados em português. Na época o livro tinha um diferencial enorme no mercado infantil. Como vocês podem notar ou até recordar, a série se chama ‘E agora você decide’. A história vai se desenrolando, quando em algum momento do livro você escolhe para onde irá. Como assim? Por exemplo, no livro “O segredo do 13”, o personagem (você) entra em um elevador, e então algumas opções são reveladas. ‘Se você quiser seguir até o 8º andar vá para a página 10, caso prefira ir ao 11º vá para a página 16’ De acordo com o que escolher, a história vai acontecer de maneira diferente. Muitas vezes são mais de duas opções para escolher.
Pura navegabilidade nos anos 80 em um livro infantil. O autor instigava a curiosidade da criança, estimulando-a a ler.
O legal dessa série é que você pode ler o livro uma série de vezes, fazendo escolhas sempre diferentes, resultando em um final inesperado a cada vez que o livro é lido.

Hipertextualidade: O hipertexto é a forma de organização das informações na hipermídia. No contexto digital, além de palavras, o hipertexto pode conter imagens, gráficos, sons, movimento. Estes elementos associados dão ao documento um aspecto dinâmico e de multimídia.

Ex.: http://www.okiki.net/2007/fiatideaadventure/acaocinema/en/

Ação feita pela agência Okiki para promover o Fiat Idea Adventure em cinemas de São Paulo.
A ação consistia em uma série de perguntas com duas opções de resposta, que passava na tela do cinema. O público na platéia tinha que votar na opção que mais lhe agradava e mandar a resposta via SMS. Após alguns minutos os votos eram apurados e a propaganda do carro passava na telona com personagens e afins escolhidos pela maioria dentro da sala.
Um exemplo de hipermídia, com interação via texto com o público.

Grupo Idéia
Allan Xavier
Bárbara Bueno
Rafael Bianco
Silas Augusto
4º sem DMD

About these ads

Uma resposta to “Hipermídia exemplificada”

Trackbacks/Pingbacks

  1. A evolução com a hipermídia | d9pra1 - Setembro 5, 2012

    [...] http://hipermidiaemultimidia.wordpress.com/2008/08/28/hipermidia-exemplificada/ Share this:TwitterFacebookGostar disso:GosteiSeja o primeiro a gostar disso. Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado Hipermídia, hipertexto por joaoschafer. Guardar link permanente. [...]

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: