Você é livre? Você é livre!

29 Out

Se sairmos pelas ruas de qualquer grande cidade perguntando às pessoas se elas se consideram livres a resposta imediata será um sonoro sim. Mas será que somos realmente livres?

Ou tudo está ligado a nossa percepção ou falta dela?

Afirmamos categoricamente a nossa liberdade, porém, se pararmos para pensar chegamos a conclusão de que a questão é bem mais complexa do que aparenta ser. Basta pensar nos atos simples do seu dia-a-dia para entender melhor o que queremos mostrar.

Como um bom cidadão, você deve acordar pela manhã e antes de qualquer outra atividade, lê o jornal e se abastece com fatos que ali estão relatados, independente do assunto em questão, você simplesmente não questiona e já está condicionado pela percepção de fato de outra pessoa, que na maioria das vezes sequer vivenciou aquele momento.

As horas vão passando e em uma roda de amigos surge aquele assunto sobre o qual você leu no jornal pela manhã e num ato automático repete exatamente aquilo que leu, sem ao menos ter processado e questionado a informação, ou seja, você acabou de criar uma crença ou está contribuindo para passar uma mensagem que NÃO é sua.

Partindo do princípio de que nenhum discurso é inocente, você está intuitivamente fazendo o que querem que faça, submetendo-se a uma realidade que os outros criaram para você viver anulando totalmente o seu conceito de liberdade.

Mas se você ainda acha que o jornal não é um meio manipulador, procure por notícias boas, coisas diferentes das desgraças cotidianas ou só temos histórias trágicas para contar?

Não precisa ir muito além, mas se está gostando da proposta, pare e pense na programação de televisão, nos produtos, nas músicas e em tudo mais que você consome, quem determinou o modo como você deve fazer as suas escolhas? Como nascem os ídolos? Quantas britney spears você não está ouvindo atualmente sem saber que aquilo é irreal, uma imagem fabricada para conquistar sua simpatia e vender discos?

E aí?!?! Quer tentar me responder novamente se você ainda se acha livre?!?! Cada um tem a sua respostas, mas não é possível que depois de ler um texto te convidando a questionar as coisas a sua volta, você simplesmente acredite que o que acabou de ler é a verdade absoluta.

Pare e >pense, não dá para ser livre se você nunca se questionou sobre o que é liberdade.

 by Cássio, Robson e Klaibert | DMD 4ºB

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: