Hipermídia

5 Nov

Fala-se em hipermídia como sendo a reunião de várias mídias em um suporte, algo que une hipertexto e multimídia para criar um novo suporte ou uma gramática própria que funde os diversos meios existentes e não apenas faz o uso deles conjuntamente. Algumas características encontradas na descrição do conceito são: hibridismo (mistura de diferentes linguagens), não-linearidade (não existe o início, meio e fim pré-determinados), interatividade (usuário têm papel ativo) e navegabilidade (você escolhe por onde e para onde quer ir, se encontrando ou se perdendo se assim desejar).

Este tema que vem sendo difundido é cada vez mais atual, e torna-se crescente o número de discussões, teorias e (por que não) produtos que se apropriam deste conceito. Basta olharmos para produtos como o iphone, por exemplo, fica fácil perceber a fusão das várias mídias em uma única interface, outros exemplos não menos populares são o youtube e Orkut, ambos alimentados pelas informações dos próprios usuários, sistemas não lineares, reúnem fotos, textos, sons, vídeos, hipertexto e muito mais em uma interface intuitiva e cativante que nos induz a continuar navegando e descobrindo coisas por longos períodos.

Apesar de não muito recente (criado na década de 1960 por Ted Nelson), na web o termo se tornou mais frequente graças a chamada web 2.0, onde o usuário se torna o novo foco da criação e as características hipermidiáticas passam a ser desejadas pelos desenvolvedores e pelos usuários que assumem um papel de co-autoria, interagindo em tempo real e mudando o modelo de comunicação “um para todos” para o modelo não linear “todos para todos”.

O vídeo abaixo ilustra essa questão da fusão das várias mídias presentes no nosso dia-a-dia e traz a tona uma bem humorada crítica à maneira como esses recursos são percebidos e utilizados.

Saiba mais:
Hipermídia
Design de Hipermídia
Do hipertexto a hipermídia

postado por klaibert, jaqueline, robson e cássio

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: