DesignWiki

27 Nov

Este projeto foi concebido por
Ana Flávia Dias, Elson Di Nardo, Lucas Devaney e Darlene Carvalho.

Público alvo

Designers – estudantes, profissionais, professores.

Conteúdo

Informações acadêmicas sobre design
(história, teses e dissertações, artigos e portifólios)
Informações sobre cursos
(técnicos, graduação, pós-graduação e mestrado)
Eventos
(feiras, seminários, fóruns, workshops).

Conceito

O site é um sistema de conteúdo produzido pelos usuários.

Interatividade

O usuário pode escolher como deseja visualizar as informações atráves e janelas móveis e redimensionáveis, além da escolha da cor e imagens; pode gravar suas preferências onde certo assunto/tema escolhido por ele é exibido ao carregar o site.

Cada novo conteúdo submetido pode ser alterado ou acrescido através de um sistema de link, que indica que certo ponto do conteúdo foi discutido/acrescido por outro usuário.

O item portifólio é uma galeria coletiva de trabalhos submetidos pelos usuários que da mesma forma que o conteúdo escrito aceita interferência, indica outro link/comentário. As imagens podem ser escolhidas como background, e este por sua vez terá diversas opções de formato (lateral, topo, base) a ser escolhido.

Estatística

O site possui um link com estatísticas e gráficos referentes ao índice de acessos aos trabalhos e às matérias.

3 Respostas to “DesignWiki”

  1. Ivan Petreche Novembro 28, 2007 às 11:32 pm #

    Não percebi nenhum tipo de interatividade construtiva que acrescente algum tipo de conteúdo.
    Lembre-se, design é forma mais função, mais significado.
    Não consigo perceber nada além do superficial que é a forma.

    Acho que esse tipo de interatividade é tão básica…
    Css, Javascrpit, jquery, são tutoriais que se encontram na net.
    Qualquer um que estuda isso pode fazer um site assim.
    Existem vários sites que são mais interativos, mas tudo bem…

  2. • fLáVia • Novembro 29, 2007 às 1:21 pm #

    Vamos lá:

    1“Não percebi nenhum tipo de interatividade construtiva que acrescente algum tipo de conteúdo”
    Interatividade construtiva é uma ótima palavra e representa exatamente a idéia: o conteúdo é construído pelos usuários. Você disse que não existe no projeto exatamente o objetivo dele! (Leia novamente, lá em cima tá escrito).

    2“Lembre-se, design é forma mais função (…)” Esse argumento é ultrapassado, o design de forma e função ficou para trás, você deveria ler coisas mais atuais, grandes pensadores do design contemporâneo já superaram essa idéia, que fez parte da ideologia bauhasiana. Pesquise mais…

    2.1“(…)mais significado.” – O exemplo da ‘forma que segue a função’ (que não existe mais) mostra que não existem verdades absolutas, portanto significado, pode ser bastante relativo. Mas… ora, significado é exatamente a proposta do conteúdo do site. Construir noções de significado para os assuntos relacionados ao design (como já expliquei no item1).

    2.2 “Não consigo perceber nada além do superficial que é a forma” – no caso do projeto (como já disse no item 1) a idéia é o conteúdo e a forma aqui nem tem tanto destaque, deve ser simples e limpa (afinal o projeto prevê muito texto).

    3– “Acho que esse tipo de interatividade é tão básica…” – Fabrizio Poltronieri é um pesquisador da
    interatividade, segundo ele (informe-se, você vai compreender) o que entendemos como interatividade (principalmente na internet através desses Css, Javascript, etc., que você citou) é apenas um processo reativo e não interativo. O que pode ser mais próximo de uma real interatividade você encontra em games (pesquise sobre esse assunto, é muito interessante). Sendo assim não tínhamos pretensão alguma de criar algo que inovasse o conceito de interatividade na internet. Não temos ainda esse nível tão elevado de conhecimento, somos apenas díscipulos de grandes pensadores do
    assunto, como Poltronieri e Cícero Inácio da Silva (pesquise sobre esse também).

    4- “Qualquer um que estuda isso pode fazer um site assim” – Concordo e vou escrever aqui uma frase que
    representa bem nossa posição em ser esse qualquer um que você disse, a frase é de um outro designer, o André Persil – “Não sei programar…E me orgulho disto!”, nós não entendemos desse tal de css e outras abreviações que você citou, e não nos interessamos pelo assunto. Programação é para programadores, o fazer não é o importante nesse caso, e sim a idéia do ambiente específico para designer na internet. É a idéia, não a programação java (ou seja lá como é feito um site desses).

    5“Existem vários sites que são mais interativos, mas tudo bem…” – Sim! Claro! O projeto “Guarda-Roupas Online” aqui neste mesmo blog, acredito eu, ter uma programação muito mais simples do que a do DesignWiki e um nível de “interatividade” mais básica, mesmo assim a brincadeira de se trocar de roupa causa mais entusiasmo, é uma grande idéia, dentro de processo reativo entre máquina e usuário e não interativo. Assim como o DesignWiki, o Guarda-Roupas Online, o SuCasa, o que predomina é a solução da problemática: interatividade numa interface, nestes casos, sites, que esse é o papel do designer, pensar, programar é outra história, pelo menos para nós. A maioria dos projetos aqui no blog buscou isso.
    (…)mas tudo bem… Tudo bem!🙂

  3. Ivan Petreche Março 16, 2009 às 7:43 am #

    Buscando no Google o meu nome achei esta página e para minha surpresa havia um comentário absolutamente sem sentido em meu nome. Comentário esse que nunca fiz! A não ser que exista outro Ivan Petreche que também seja designer (coisa que duvido!), alguém usou meu nome de maneira indevida e, apesar de não ser o autor do comentário, me desculpo em nome desta pobre alma que nem opinião própria tem.

    Sem mais, desejo sucesso a todos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: