História
1979 – Visita de Steve Jobs aos laboratórios da Xerox e retomada do desenvolvimento do Lisa e do Macintosh.
1981 – A Xerox desenvolveu o Star, primeira estação de trabalho a utilizar tecnologias que hoje fazem parte dos computadores pessoais.
1984 – Steve Jobs e a Apple apresetaram o Macintosh 128k, a primeira máquina construída totalmente em torno da interface gráfica.
1987 – A Apple desenvolveu o primeiro aplicativo bem sucedido baseado em hipermídia, o Hypercard, que combinava banco de dados com interface gráfica.
Com o sucesso do Hypercard, a hipermídia amadureceu e resultou na criação do WWW (World Wide Web) idealizada por Tim Berners Lee ainda em 1980.
O conceito de hipermídia expandiu-se após a criação da WWW e Berners Lee realizou o sonho de Ted Nelson, de interligar documentos textuais e visuais em sistemas informacionais.
Características do Design de Hipermídia
Hibridismo: associação de duas ou mais mídias, encontro de dois ou mais meios; conjunção simultânea de diversas linguagens.
Hipertextualidade: sistema não-linear, multisequencial ou multilinear. Incorporam dois sistemas diferentes de utilização: o modo autor (onde são criados os sistemas de nós e âncoras) e o modo usuário (onde ocorre a navegação).
Não-Linearidade: refere-se a idéia de possibilitar caminhos e segmentos abertos, diversos, repletos de desvios, complexo, composto por linhas de segmento e linhas de fuga.
Interatividade: possibilidade de de transformar os envolvidos na comunicação, ao mesmo tempo, em emissores e receptores da mensagem
Navegabilidade: diz respeito ao ato de navegar, à exploração e à mobilidade do usuário no ciberespaço, na rede ou em um aplicativo de hipermídia.
Andreia R. V. de Souza
Fábio Luiz de Souza Pereira
Leonardo Camargo
Deixe uma Resposta