Hipermídia – História e Desenvolvimento

28 Ago

Hipermidia

História

1979 – Visita de Steve Jobs aos laboratórios da Xerox e retomada do desenvolvimento do Lisa e do Macintosh.
1981 – A Xerox desenvolveu o Star, primeira estação de trabalho a utilizar tecnologias que hoje fazem parte dos computadores pessoais.
1984 – Steve Jobs e a Apple apresetaram o Macintosh 128k, a primeira máquina construída totalmente em torno da interface gráfica.
1987 – A Apple desenvolveu o primeiro aplicativo bem sucedido baseado em hipermídia, o Hypercard, que combinava banco de dados com interface gráfica.

Com o sucesso do Hypercard, a hipermídia amadureceu e resultou na criação do WWW (World Wide Web) idealizada por Tim Berners Lee ainda em 1980.

O conceito de hipermídia expandiu-se após a criação da WWW e Berners Lee realizou o sonho de Ted Nelson, de interligar documentos textuais e visuais em sistemas informacionais.

Características do Design de Hipermídia

Hibridismo: associação de duas ou mais mídias, encontro de dois ou mais meios; conjunção simultânea de diversas linguagens.

Hipertextualidade: sistema não-linear, multisequencial ou multilinear. Incorporam dois sistemas diferentes de utilização: o modo autor (onde são criados os sistemas de nós e âncoras) e o modo usuário (onde ocorre a navegação).

Não-Linearidade: refere-se a idéia de possibilitar caminhos e segmentos abertos, diversos, repletos de desvios, complexo, composto por linhas de segmento e linhas de fuga.
Interatividade: possibilidade de de transformar os envolvidos na comunicação, ao mesmo tempo, em emissores e receptores da mensagem

Navegabilidade: diz respeito ao ato de navegar, à exploração e à mobilidade do usuário no ciberespaço, na rede ou em um aplicativo de hipermídia.

Andreia R. V. de Souza
Fábio Luiz de Souza Pereira
Leonardo Camargo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: