Hipermídia

4 Mar

Hipermídia possui inúmeras definições, tanto pode ser a união de meios que dá acesso ao mesmo tempo a imagens, textos e sons mutuamente, permitindo fazer links entre seus componentes de mídia controlando sua própria navegação, além de tirar textos, imagens, sons fazendo com que o usuário possua a sua própria versão desenvolvida por ele, como pode ser também um meio de linguagem de “mídia atual”, ao qual pertence à internet, jogos de computador, TV interativa entre outros. Resumindo, Hipermídia seria um nível mais elevado de interatividade permitida ao usuário.
(Fonte: http://hipermidias.wordpress.com/2007/10/05/hipermidia-o-que-e-isso/)
Os efeitos da contaminação tecnológica e de linguagem originária entre a propagação das mídias digitais já podem ser vistas na TV e na mídia impressa. Os meios de comunicação se dispõem “conversar” com a tecnologia digital, mas não se preocupam em desenvolver uma linguagem própria, simplesmente porque não é de sua alçada rever de maneira profunda sua linguagem.
Desde a década de 1980, produziam-se pensamentos sobre as obras-de-arte, de entretenimento e divulgação jornalística, onde se utilizava os processos de comunicação unidos por sistemas digitais informatizados passando a chamar esses meios de novas mídias. Fazem parte desse novo “método” de comunicação a internet, os jogos de computador, cinema interativo, vídeo e TV interativa, entre muitos outros, cada um com as suas diferentes interfaces.
Assim como o cinema possui sua própria linguagem já estabilizada, as novas mídias também possuem a sua em fase de construção, a chamada hipermídia. No cinema existe um conjunto de estilos e sistemas em andamento bem definidos, já na hipermídia existe um novo meio repleto de possibilidades a ser explorado.
A hipermídia cresce e aumenta de maneira absurda a sua capacidade de conteúdos. Para quem a utiliza é necessário tempo para memorizar seus conteúdos ou até mesmo apagá-los para dar espaço aos novos. O fator mais intrigante é como dois conteúdos apresentados ao mesmo tempo para o usuário sejam compreensíveis para o mesmo. Acontece que em hipermídia é comum vários conteúdos aparecerem na tela ao mesmo tempo. Esse é o grande desafio do trabalho e roteirização de hipermídia.
(Fonte: http://www.sulradio.com.br/destaque_comunicacao_hipermidiatico.asp)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: