Pensar como o usuário

9 Jun

O e-commerce já faz parte da vida de muitas pessoas, mas algumas empresas não conhecem o potencial deste mercado. Não percebem que uma loja virtual, segue conceitos similares aos de uma loja física. Um exemplo é a comunicação visual, que deve dispor as informações de maneira clara e objetiva. Na internet funciona assim também, pois as pessoas têm diferentes formas de classificar a informação. As grandes empresas utilizam o card-sorting para tornar o conteúdo de um site mais acessível ao cliente. Alguns clientes são selecionados e recebem cartões com o conteúdo do site e tem a tarefa de agrupá-los em uma área determinada, de acordo com a maneira que ele busca esse conteúdo online.

Pensar como o usuário, esse é o maior desafio do arquiteto de informação. É necessário o contato com o público consumidor do produto/serviço, pois através de um diálogo com o cliente, a empresa saberá onde é possível melhorar, o que fazer para atrair mais clientes e como gerar mais vendas.

Através de um exercício proposto em sala de aula, recebemos os seguintes produtos: Doze balas Butter Toffees – Arcor, sendo quatro sabor limão, quatro sabor doce de leite e quatro chokko laranja. E quatro pirulitos 7Belo – Arcor com chiclete.

Definimos como público consumidor desses produtos, jovens estudantes  de classes B e C, com idade entre 12 e 18 anos. Utilizando o conceito de card-sorting, pesquisamos com esse público quais informações tem maior relevância no momento da busca, e através de um wireframe indicamos a melhor maneira de dispor as informações no site. Ainda relacionamos produtos pertencentes a mesma categoria, neste caso, Guloseimas/ Doces.

O wireframe abaixo sintetiza o agrupamento das informações e a maneira que esse público costuma navegar. Ainda torna o conteúdo mais acessível no momento da busca, diminuindo o número de etapas ao final do processo.

Alunos:

Aline Apolinário Araújo

João de Souza

Lucas de Souza Pinto

Rennan Foganholo

Uma resposta to “Pensar como o usuário”

  1. luana Julho 26, 2010 às 12:31 am #

    Gostaria de saber como posso fazer o cadastro…
    obrigado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: