Hipermidia

28 Ago

Encontrarmos num mesmo espaço várias mídias, que podem ser lidas de maneira não linear, aliás, a não linearidade pode ser um dos conceitos básicos de hipermídia, satisfazendo ou surpreendendo a procura de um caminho, cada um segue por onde achar mais interessante.

A disponibilidade de texto, som e imagem determinam que o receptor, interaja com hipermídia de forma intuitiva, a participação é marcada pela livre escolha de compreensão. Vemos que a navegabilidade e a mistura de linguagens denotam a necessidade de se ter a sensação de liberdade de escolha.

A hipermídia não se propõe a uma solução, mas a uma interação do usuário e o contexto ali explanado. A forma como se vai absorvê-lo fica quase sobre o controle do usuário.

Um projeto encontra mais recursos de ser memorizado, por intermédio do encontro de várias linguagens para exemplificar a mensagem midiática. É constituído a partir de hiperconexões estabelecidas entre diferentes elementos, e assim constrói um espaço essencialmente relacional, ou seja, definido a partir das relações entre os objetos que o compõem e cuja própria existência depende, portanto, daqueles mesmos objetos.

A hipermídia veio para difundir de maneira mais abrangente a nossa cultura, virtual ou não, estabelecida em um suporte. É uma maneira de gerenciamento e acesso a informações, onde a navegação é a principal característica.

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