Era Hipermidiática

17 Set

Percebemos a cada dia que a tecnologia avança, avança tanto que as transformações tornam o ontem um passado já distante. Dessa forma o tempo também, junto com a tecnologia, se torna cada vez mais algo distante. Lutar contra ele é trilhar uma batalha insólita, com um adversário invisível. Essa guerra incompreendida é um problema da modernidade, a neurose do mercado, o capitalismo, produtos físicos. Predominância do Ter. O virtual fantasioso.

Interfaces são criadas ao se pensar em ambientes virtuais, e sobretudo para uma proposta interativa, uma troca com o espectador, internauta, ou o público em geral. Mas a interação acima de tudo está naquele algo a ser comunicado, o conteúdo, a mensagem, além de produto, sobretudo idéias. Um processo de construção, divisão de conhecimento, um processo de construção para a compreensão de uma era mais comunicativa. Da compreensão do sentido das mídias para um aspecto extra mercadológico. Que não seja a favor somente do lucro, mas a compreensão das razões pelas quais há tantos problemas reais, os quais o mundo virtual não deve servir para alienar ainda mais, ao invés de conscientizar.

 

A interação é o momento em que é compreendido a importância da conscientização da estética nesta era em que o digital se desenvolve. As telas não devem substituir as relações presenciais humanas, pois assim o homem vai se tornando um robô, um frankstein de suas ferramentas de comunicação.

 

O futuro vive na mente de cada um, o quanto cada um pode imaginar, o quanto cada um pode fantasiar.

 

Alunos:
Artur Venturoli
Bruno Pavão ( http://www.brunopavao.com.br )
Douglas Eduardo
Fabio Eiji ( http://www.eijhi.com )
Felipe Couto Diomsi
Ramon Ontivero ( http://www.marceloramon.com.br )

2 Respostas to “Era Hipermidiática”

  1. gavranha Novembro 21, 2008 às 10:01 am #

    Olá, pessoal

    gostei do vídeo que vocês produziram. Foi um trabalho bem feito e, como vocês sabem, isso é raro hoje em dia.

    Estou pensando em colocá-lo num pequeno blog pessoal que tenho, um espaço onde troco idéias com alguns amigos e colegas de trabalho (minha área é cinema e vídeo).

    Mas gostaria de ter algumas informações sobre a produção, sobre as ferramentas usadas e o processo. Pode ser? Algum de vocẽs poderia me passar essas informações?

    Por mim, caso vocês topem gastar alguns minutos com isso, pode ser por e-mail ou google talk ou até mesmo um comentário no blog da postagem.

    Então, tem jeito?

    Boa sorte na carreira. O pique de vocês parece que é dukct 😉

  2. gavranha Novembro 21, 2008 às 11:52 am #

    Ah, claro, um pequeno detalhe que eu esqueci: meu e-mail é

    gavranha at gmail.com

    assim fica mais fácil, né?

    valeu!

Deixe um comentário